Você já deve ter escutado sobre MP3, mas, talvez, ainda não saiba exatamente do que se trata ...
Originada na expressão MPEG-1 Layer 3, um padrão internacional que comprime sons sem perda de qualidade, o MP3 é um padrão de arquivos que torna muito fácil, além da própria produção do nosso repertório favorito existente em CDs comuns, discos de vinil, fitas cassetes etc etc, a "controvertida" troca de música pela Internet através de programas peer-to-peer.
Cada música é gravada num arquivo de computador que você pode facilmente ouvir através das caixas de som do micro, enviar ou receber pela Internet ou transferir para um player portátil com capacidade para esse tipo de leitura ... E, evidentemente, levá-lo ao escritório, ao consultório, à loja, à praia, à sala de ginástica, às sessões de yoga & meditação, enfim, para onde sua imaginação alcançar.
O formato MP3 (do qual sou assumidante fã e usuário) reúne duas grandes qualidades: arquivos de tamanho pequeno e alta qualidade. Uma música comum de três minutos, por exemplo, com um som praticamente tão perfeito quanto o de um CD comum, cabe inteira em um arquivo de 2,5 MB (ou até menos!). Sendo assim, é possível criar CDs com mais de 160 músicas e ouvi-las por mais de 14 horas, o que costumeiramente faço - e na reprodução aleatória, para ser surpreendido qto à próxima música ;o). Com essa vantagem, os arquivos .mp3 são uma das maiores revoluções que a Internet proporcionou à música ...